A Caixa Econômica Federal (CEF) está ando por uma fase de intensa movimentação, com a convocação de 2.476 candidatos em seu concurso. Esse número gera expectativas, principalmente considerando a possibilidade de um novo concurso, já que a instituição vem enfrentando uma crescente demanda por serviços e a necessidade de aumentar o número de profissionais.
A seguir, acompanhe o panorama atual do concurso, as convocações mais recentes e as previsões dos próximos os da Caixa.
Detalhes do último concurso
O concurso mais recente da Caixa, organizado pela Fundação Cesgranrio, foi publicado em fevereiro de 2024 e ofereceu 4.050 vagas, tanto imediatas quanto para cadastro reserva. A seguir, serão apresentados os detalhes das vagas que foram ofertadas.
Distribuição das vagas
As vagas foram distribuídas da seguinte forma:
- Nível médio: Para o cargo de Técnico Bancário Novo, são oferecidas 1.600 vagas, além de 40 para cadastro reserva. Já para a área de Técnico Bancário Novo – TI, há 1.600 vagas, com 400 destinadas ao cadastro reserva.
- Nível superior: Para o cargo de Médico do Trabalho, estão disponíveis 23 vagas, com 5 adicionais para cadastro reserva. Já para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho, há 17 vagas, além de 5 para cadastro reserva.
Salários e benefícios
Os salários iniciais oferecidos chegam até R$ 14.915,00, com a possibilidade de ganhos reais que podem ultraar R$ 17.000,00, dependendo das funções e benefícios. Isso torna o concurso da Caixa uma oportunidade atraente para muitos candidatos.
Convocações e issões
Até agora, 2.476 candidatos foram convocados para diversos cargos, com uma grande parte destinada ao cargo de Técnico Bancário Novo.
Distribuição das convocações:
- Técnico Bancário Novo: 1.250 convocados
- Técnico Bancário Novo – TI: 1.182 convocados
- Médico do Trabalho: 24 convocados
- Engenheiro de Segurança do Trabalho: 20 convocados
issões realizadas
Até o momento, a Caixa já itiu 1.841 candidatos, distribuídos entre os níveis médio e superior. A tabela abaixo resume as issões por cargo:
Cargo | issões |
---|---|
Técnico Bancário Novo – TI | 896 |
Técnico Bancário Novo | 914 |
Médico do Trabalho | 13 |
Engenheiro de Segurança do Trabalho | 18 |
Esses números indicam que, apesar das convocações, o número de issões ainda não é suficiente para suprir a demanda de serviços.
Expectativas para o futuro
Imagem: Agência Brasil
Com a validade do último concurso se estendendo até 5 de agosto de 2025, há a possibilidade de prorrogação por mais um ano. No entanto, o cenário atual sugere que um novo edital pode ser necessário para atender ao crescimento da demanda.
Necessidade de novas vagas
De acordo com estudos realizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Caixa contava com 83.640 empregados até março de 2024, sem incluir os convocados. Com o aumento da base de clientes, que já chega a mais de 153 mil, a necessidade de novas contratações se torna cada vez mais urgente.
Ampliação da rede de agências
Em declarações recentes, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou planos para a abertura de 50 a 60 novas agências. Essa expansão reflete a crescente demanda por serviços e reforça a necessidade urgente de um novo concurso para preencher as vagas que surgirão com a abertura dessas unidades.
Com o déficit de profissionais ainda considerável e o aumento do número de clientes, as recentes convocações, embora importantes, elas não são suficientes para preencher todas as lacunas criadas pelo aumento da demanda. Esse cenário reforça a probabilidade de um novo concurso em 2026, já que o atual é válido até o final deste ano, podendo ser prorrogado.
Mais informações
Quer saber mais sobre outros concursos que estão acontecendo nesta semana? A especialista em concursos públicos, Giovanna Costa, do Portal Notícias Concursos, traz todos os detalhes sobre as vagas abertas. Fique por dentro!