Dentro de mais algumas semanas, estudantes de todas as regiões do país deverão realizar o tão aguardado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até lá, os candidatos devem estudar e revisar muito todos os assuntos, mas também é preciso atentar para a parte técnica da realização da prova.
Com a proximidade do exame, é importante, por exemplo, que o estudante aprenda de uma vez por todas como ar a Página do Participante. Este é um procedimento que você certamente vai precisar realizar por diversas vezes. Assim, é imperativo aprender logo como funciona este processo.
o a o do o ao portal do Enem
Abaixo, listamos um o a o do o a Página do Participante. Basta seguir este rito para ter o ao seu perfil oficial do Enem.
- e o link em seu navegador.
- Logo depois abertura da página, localize e clique no botão azul com os dizeres “Página do Participante”.
- Faça utilizando suas informações de o do gov.br. Será preciso incluir um F (Cadastro de Pessoa Física) e a senha.
- Após o , você será redirecionado para a página do participante. Nesta área, será possível encontrar informações restantes, incluindo o local de prova do Enem 2023. Também será nesta área que o aluno poderá ver sua nota meses depois do exame.
Este procedimento, aliás, vai poder ser feito também através do celular. Em todos os casos, o importante é sempre se certificar de que você está usando um navegador atualizado, e abrindo o site oficial.
O estudante também poderá usar este canal para realizar ações como mudanças de informações que foram prestadas por ele em um primeiro momento. Esta é uma dica importante porque é sempre positivo manter este cadastro com informações verdadeiras e atualizadas.
A página do participante também poderá servir para que você imprima o seu certificado de participação. Este é um procedimento útil para que você comprove que participou do certame. Algumas seleções de emprego ou mesmo de universidades, exigem esta comprovação.
Esqueci a minha senha
Se você esqueceu a sua senha no sistema gov.br, não há problema. Neste caso, basta clicar na opção “esqueci minha senha” na mesma página do . Logo depois, você vai receber as instruções para redefinir a numeração. Na maioria dos casos, esta recuperação pode ser feita pelo e-mail.
Depois de terminar o processo de modificação da senha, o aluno poderá voltar ao portal, inserir o seu novo , e realizar todo o procedimento já citado acima.
O que pode eliminar um candidato do Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece várias regras que precisam ser seguidas pelos estudantes que devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Para além do estudo, os candidatos precisam prestar atenção nestes pontos para não serem prejudicados.
Veja casos em que o aluno poderá ser desclassificado:
- Se for flagrado se comunicando de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova;
- Se for flagrado utilizando livros, notas, papéis ou impressos de qualquer natureza durante a aplicação do exame;
- Sair da prova antes de completar as duas horas mínimas exigidas para a aplicação do exame;
- Iniciar a prova do Enem antes das 13h30, ou antes do momento em que o aplicador autorizar o início do exame;
- Se recusar a guardar no envelope porta-objetos itens como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado).
- Se o celular que ficou no porta-objetos emitir qualquer tipo de som durante a aplicação da prova, o candidato também poderá ser desclassificado.